Lançada em 12 de Outubro de 2023, Black Tie é uma música do cantor, ator, multi-instrumentista e produtor, Jeff Satur em parceria com a Valentino – popular marca de roupas que na época estava promovendo sua nova coleção de gravatas pretas, as: “Valentino’s Black Tie”. Mas, além de um bom terno engravatado, bem posicionado, um olhar penetrante e um cabelo alinhado; o primeiro single inglês de Jeff Satur também traz consigo uma grande reflexão: o quanto somos padronizados pela sociedade.
Segundo o cantor, Black Tie não foi uma música difícil de ser desenvolvida, se tirar a agenda que estava apertada na época e o fato do mesmo nunca ter feito uma música com o mesmo estilo em Tailandês antes: seria seu primeiro single originalmente em inglês e estava disposto a fazer algo totalmente novo. A primeira coisa que lhe veio à mente foi a melodia do primeiro verso e então a do refrão, logo tudo foi tomando forma.
Não existe uma versão tailandesa do single Black Tie, pois, segundo Jeff Satur, seria muito complicado passar a música para palavras tailandesas.
A inspiração para a música foi uma cerimônia: momento em que as pessoas devem estar devidamente bem vestidas, apresentáveis dentro do padrão aceito; vestindo uma gravata preta. Fazendo juz ao conceito, foi lançada uma dica sobre o tema da música em suas redes sociais, na qual dizia: “ What’s the common thing between wedding & funeral?”, trazendo o significado de: “Qual é a coisa comum
entre casamento e funeral?”.
“Eu acho que a inspiração dessa música possa ter sido a cerimônia, onde você deve ficar na linha. É como se todas as pessoas do mundo, apenas tivessem que vestir uma gravata preta. Então eu estava pensando que, tipo, a sociedade de hoje, apenas… As vezes nós somos forçados a tomar decisões, como: virar à esquerda ou virar à direita, preto ou branco. Tem múltiplas escolhas. É como se tivessem duas escolhas e é apenas isso.” — Jeff Satur, ao ser questionado sobre a inspiração para escrever Black Tie. E continua: “Então pra mim… Eu acho que foi muita pressão, no passado. Você tem que ter sucesso, você sabe?! Se você não tiver sucesso, você vai ser uma falha. São como duas opções, você tem que escolher.” entendendo seu raciocínio, ele demonstra seu ponto de vista: “Mas essas coisas são tipo… Não… É apenas a sociedade que nos dá esse tipo de idéia. São apenas muitas pessoas que têm esse tipo de idéia, isso não significa que você deve seguir em frente com ela.”
Fonte: Jeff Satur Black Tie Live (12/10/2023)
Análises, explicações e esclarecimentos sobre a música Black Tie e como Jeff Satur as descreve.
Black Tie, além de ser uma música oposta a tudo que o cantor já havia feito antes, também trás consigo palavras e frases que geram um duplo entendimento do contexto da música. A crítica explícita, se disfarça em forma de metáforas, palavras organizadas de maneira que o real sentido seja capturado não pelo papel, mas pelo ouvinte.
Quando se vem a citar o trecho: “Sete anos de idade. Perdendo uma parte da minha alma”, o cantor afirma ser porque “Todos sabem que o ano em que completa os sete anos de idade, é o ano mais importante da vida de todos. Se você apenas desenvolver algo bom lá, no resto de sua vida você vai manter essa boa energia. Então, perder essa parte de sua alma aos sete anos de idade, será perturbador. E muitas vezes, você é forçado a deixar isso para trás, deixar sua juventude para trás. Você só… Tipo, tem de ser o adulto, do tipo sério e responsável por tudo. Você tem que ter sucesso; você tem que ser como todas as expectativas da sociedade.”
“Losing a part of my soul” ou “perdendo uma parte da minha alma” também pode significar como uma metáfora para perder sua inocência, perder uma parte de si mesmo e se encaixar em um padrão pré determinado.
Seguindo adiante com a letra, “Ser convidado para a festa do silêncio” não significa exatamente o que a frase diz: não é que ninguém possa falar, ou que não haja barulho algum vindo do interior de tal festa; mas completa a frase anterior, onde diz para “Manter sua cabeça baixa, ligado ao dinheiro que eles possuem” na qual explica a situação: a citação diz que os menores devem abaixar a cabeça aos que possuem a maior posse de dinheiro, logo, a festa é silenciosa apenas para quem está de cabeça baixa, visto que esta pessoa não pode expressar seus gostos, seus modos, não deve falar e muito menos sair da linha.
E então, temos o refrão: "Eu estou de gravata preta. Vocês estão satisfeitos. Bebendo o vinho tinto. Assim como suas mentiras negras" A estrofe é sarcástica ao apontar os acontecimentos. A pessoa vestida na gravata preta não faz isso por nenhum motivo além de satisfazer todos os outros convidados, que, por estarem todos dentro do padrão previamente decidido, bebem do vinho tinto, o que denota um certo poder aquisitivo vindo destas pessoas e uma seriedade na ocasião, enquanto contam mentiras negras que tem que ser engolidas pela pessoa que se mantém quieta.
Logo estamos na segunda parte, onde a música cita: "Agora eu estou no casamento das minhas lágrimas e do meu… desespero. Logo estarei no funeral de todas as coisas que eu me importo.". E o cantor também falou um pouco sobre essa parte: "O casamento entre as lágrimas e o desespero, eles estão apenas indo casar um com o outro." ele diz, passando o sentido de que esses dois sentimentos andariam lado a lado como um casal, juntos em um matrimônio. "Logo eu estarei no funeral de todas as coisas que eu me importo, é porque em ambas as cerimônias você usa uma gravata preta. Mas neste tipo de período, você tem que deixar algo para trás, você tem que estar na fila, você tem que se perder. Significa que as lágrimas e o desespero te deixaram triste. E então tudo que você se importa… É, tudo que você se importa se perde, vai embora, porque você tem que ser sério.", finaliza.
"Eu estou ficando frio, não consigo achar o caminho de volta pra casa." Com uma boa interpretação, pode-se tirar um reforço da frase anterior nessa citada. Ela fala sobre se perder, não ser mais quem é e "não conseguir achar um caminho de volta pra casa" trata de não conseguir se encontrar, não saber voltar ao que era antes, reforçando mais uma vez o conceito de perder a si mesmo.
Fonte de interpretação: Jeff Satur Black Tie Live (12/10/2023)
Jeff Satur X Valentino: A coleção de gravatas pretas e como foi a colaboração do artista com a marca de roupas.
A marca de roupas, Maison Valentino, apoiou o lançamento de Black Tie, promovendo junto ao lançamento do MV sua nova coleção de gravatas pretas, ainda postando um artigo no qual diziam que Black Tie era a “Simbiose perfeita entre a moda e a música.” aqui alguns trechos do pequeno artigo postado:
"Gravata preta. Convencionalmente, um código de vestimenta e símbolo do poder masculino. A coleção desafia a quebrar a convenção, a ideia de uniformidade – um uniforme que exalta a humanidade e a individualidade. Trabalhando com a mesma abordagem, mas através da música, o artista tailandês Jeff Satur faz uma declaração poderosa. Ele inspira o público a subverter o próprio significado de uma gravata; uma ferramenta social de conformidade, um emblema de restrições e regras, a percepção é reconsiderada e se presta ao caso da emancipação. A limitação pode ser gratuita."
Interessados em apoiar o trabalho do artista, a Valentino providenciou os figurinos do MV, deixando que o cantor escolhesse quais vestidos gostaria de usar. A princípio, havia uma pequena e engraçada complicação, visto que toda vez que Jeff escolhia algum vestido que ele gostava, este pertencia a coleção feminina e não à masculina. Porém não era realmente um problema. Acabaram por criar uma outra solução: Jeff Satur utilizaria dois vestidos de passarela e dois vestidos personalizados para o próprio.
A colaboração foi um sucesso e o resultado pode ser visto no canal oficial do cantor, no MV de Black Tie.
PUBLICAÇÃO: | REVISÃO: |
Análise perfeita, pontos bem pontuados e bem escrito. Amei conhecer melhor sobre Black Tie, a escrita perfeita demais, bem imersiva e explicativa. Obrigada! <3
Grande Ryan!
Parabéns pela interpretação. Estou orgulhosa. 🤍